Recomeço
Hospedaria de Grandes Animais doa 17 cavalos
Animais resgatados das ruas têm a oportunidade de viver em um novo lar
Dezessete equinos resgatados das vias públicas de Pelotas foram encaminhados para doação na tarde de terça-feira (24), na Hospedaria de Grandes Animais da prefeitura. Durante a tarde, os interessados já se reuniam no local, observando os animais disponíveis e aguardando pelo sorteio dos números, procedimento que define quem terá prioridade na escolha do cavalo a ser adotado.
“A gente espera que esses animais sejam bem cuidados, pois quando os encontramos estavam bem fragilizados”, explica o diretor da Hospedaria, Marco Aurélio Moraes, antes da realização do sorteio. O pequeno Luciano Madruga, de apenas sete anos, foi quem teve a sorte de pegar o número 1, garantindo, assim, a oportunidade de levar seu novo amigo de quatro patas consigo para casa. “Ele já escolheu, é o tubiano”, disseram os pais, Edison e Letícia Madruga, referindo-se ao cavalo com manchas brancas no pelo. O recém-adotado já tinha inclusive nome: Trovão, que fará companhia para a Princesa, égua de estimação da família.
Edilomar Dutra ficou sabendo das doações de cavalos por indicação de um amigo, que havia participado em edição anterior. Sua esposa, Tamires Rodrigues, retirou o número 6 do sorteio, possibilitando ao casal uma ampla gama de escolha. “Nosso antigo cavalo já estava bem velhinho e faleceu há uns meses. Nossa vontade é adotar mesmo para cuidar, deixar pastar no campo”, conta Tamires.
A Hospedaria de Grandes Animais é gerenciada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI). A veterinária e responsável técnica, Karina Goularte D’ávila, explica que os animais, após serem recolhidos da rua pela Secretaria, recebem tratamento veterinário, são vermifugados e tosados. Durante 30 dias, se alguém aparecer se apresentando como dono do cavalo, terá de pagar multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84, para realizar a sua retirada. Após esse período, a prefeitura encaminha os equinos para doação.
Como adotar
Para participar das adoções basta comparecer à sede da Hospedaria, às margens da BR-392 - próximo ao Canil Municipal -, das 13h45min às 17h, portando um documento de identificação com foto e o talão de produtor rural, e realizar o cadastro. A condição é que os cavalos permaneçam no campo, uma vez que na cidade correm mais riscos de exposição a maus tratos e condições de moradia inadequadas. Quem adota precisa arcar apenas com os custos do transporte do animal.
Denúncias
Denúncias de cavalos soltos na rua ou que estejam recebendo maus tratos podem ser feitas à SSUI pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo undefined, ou então com a 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário